ELETRODO REVESTIDO
O eletrodo revestido é um condutor metálico que permite a passagem de uma corrente elétrica. É constituído por um núcleo metálico chamado alma, envolvido por um revestimento composto de matérias orgânicas e/ou minerais, com dosagens bem definidas. O material de que é feita a alma deve ser compatível com o material a ser soldado; pode ser da mesma natureza do metal de base ou não, uma vez que há possibilidade de utilizar revestimento que complementem a composição química da alma.
O manuseio dos eletrodos é motivo de grande atenção, a observação de certos cuidados permite que ao serem utilizados os mesmos mantenham as características originais tais como:
- Ao recolher os eletrodos da estocagem estes devem sempre que possível serem transferidos para estufa do tipo portátil e lá colocados de maneira que a extremidade de contato não esteja em choque com nenhuma superfície, por isto pode ocasionar danos ao eletrodo e assim dificultando a abertura do arco e após tornando-o estável, visto que o mesmo tem o revestimento em volta muitas vezes extraídos.
- Evitar dobra do eletrodo para soldagem, procedimento incorreto utilizados por alguns para possibilitar acesso a locais difíceis, esta prática danifica o revestimento o que provoca instabilidade do arco quando o eletrodo queima a parte danificada.